A carreira do Marinheiro

Marcadores:


A primeira vez que Popeye apareceu na TV foi num desenho animado da Betty Boop de 1933, animado pelos estúdios Fleisher. Na seqüência ele ganhou seu próprio desenho, chegando a marca de 109 episódios gravados pela Fleisher até 1942, quando a Paramount passou a produzir o desenho, até 1956, totalizando 231 episódios. Foi nessa segunda fase que apareceram a Olívia Palito, Brutos, Gugu e Dudu e os sobrinhos do Popeye.

Em 1960 Al Brodax criou uma nova versão para a King Features/Paramount com mais personagens como a Bruxa do Mar e Alice, aquela amiga gigante da Olívia que mais parece um robô. Em 1978, a Hanna Barbera criou o desenho “Popeye, O Caçador de Tesouros”. Em 1987 o mesmo estúdio criou o filho do marinheiro. Quem não lembra também de personagens secundários como Dudu, o comedor de hambúrguer que promete pagar na terça? E ainda o vovô Popeye e o Jeep-Jeep, uma criatura esquisita com poderes mágicos?

Popeye também chegou ao cinema com Robin Willians no papel principal, teve suas histórias traduzidas para diversas línguas e contabilizou mais de 600 desenhos animados. No auge da fama, o personagem conseguiu gerar um aumento de 30% no consumo de espinafre nos EUA. Ele ganhou até estátua em Cristal City, no Texas, e outras cidades americanas. Usando a relação espinafre/força, as mães convenciam seus filhos a comer a verdura. Por outro lado, recebia críticas por estimular psicologicamente o uso da força e o consumo de alimentos enlatados.




Aqui no Brasil, além de ter seus gibis nas bancas e os desenhos na TV, Popeye foi o primeiro mascote do Flamengo. Segundo o site Eusouflamengo.com a idéia surgiu na década de 40 “a partir do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu no Popeye a força e a persistência do Flamengo, além de sua óbvia ligação com o mar. No entanto, tal mascote nunca foi muito popular entre a torcida do clube”.



Algumas imagens interessantes do Popeye:

Ilustração de Rick Baker


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Garimpando Curiosidades © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter