A primeira vez que Popeye apareceu na TV foi num desenho animado da Betty Boop de 1933, animado pelos estúdios Fleisher. Na seqüência ele ganhou seu próprio desenho, chegando a marca de 109 episódios gravados pela Fleisher até 1942, quando a Paramount passou a produzir o desenho, até 1956, totalizando 231 episódios. Foi nessa segunda fase que apareceram a Olívia Palito, Brutos, Gugu e Dudu e os sobrinhos do Popeye.
Em 1960 Al Brodax criou uma nova versão para a King Features/Paramount com mais personagens como a Bruxa do Mar e Alice, aquela amiga gigante da Olívia que mais parece um robô. Em 1978, a Hanna Barbera criou o desenho “Popeye, O Caçador de Tesouros”. Em 1987 o mesmo estúdio criou o filho do marinheiro. Quem não lembra também de personagens secundários como Dudu, o comedor de hambúrguer que promete pagar na terça? E ainda o vovô Popeye e o Jeep-Jeep, uma criatura esquisita com poderes mágicos?
Aqui no Brasil, além de ter seus gibis nas bancas e os desenhos na TV, Popeye foi o primeiro mascote do Flamengo. Segundo o site Eusouflamengo.com a idéia surgiu na década de 40 “a partir do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu no Popeye a força e a persistência do Flamengo, além de sua óbvia ligação com o mar. No entanto, tal mascote nunca foi muito popular entre a torcida do clube”.
Algumas imagens interessantes do Popeye:
Ilustração de Rick Baker
Nenhum comentário:
Postar um comentário