Por exemplo, a Prolam Y&R do Chile, lançou uma campanha de alerta para o Aquecimento Global para a Columbia, com a seguinte mensagem:
"O ar que resfria a sua casa aquece o mundo."
Um enorme painel foi afixado em um prédio de Santiago, no Chile, para alertar o uso indiscriminado de aparelhos de ar condicionado, que agridem o meio ambiente e aumentas as emissões de CO². É fácil atribuir a culpa aos grandes emissores de gases, o difícil é admitir nossa culpa no processo de Aquecimento Global.
Nos EUA, cartazes da Latinworks trazem como modelos brinquedos e personagens infantis para alertar sobre os riscos e efeitos da obesidade.
A boneca Barbie chama a atenção por ser considerada modelo de beleza e, os brinquedos Lego, por terem sempre o mesmo padrão e tamanho.
É muito gratificante ver a publicidade sendo empregada para um bem maior que ganancia, vendas e lucros. As agências que fizeram os anúncios ou as empresas por trás dessas ações podem ter tido uma intenção "green wash". O motivo financeiro ou tributário que as levaram a isso não importa. O que realmente interessa aí é a mensagem transmitida e o impacto positivo que causará se a mesma cumprir sua função de informar, divulgar e transformar o comportamento das pessoas.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário