Consciência pelo mundo

Marcadores: ,

É comum ouvir as pessoas dizerem que a publicidade é má propulsora de consumismo e que engana pessoas inocentes e desavisadas ao redor do mundo. A função seria comunicar, divulgar algum produto e serviço e, consequentemente, causar uma mudança de comportamento, mas a questão que é que, às vezes, isso não é bem assim. Também somos impactados por anúncios bacanas e de grande valor para a sociedade e que merecem ser citados, elogiados e considerados.

Por exemplo, a Prolam Y&R do Chile, lançou uma campanha de alerta para o Aquecimento Global para a Columbia, com a seguinte mensagem:



"O ar que resfria a sua casa aquece o mundo."



Um enorme painel foi afixado em um prédio de Santiago, no Chile, para alertar o uso indiscriminado de aparelhos de ar condicionado, que agridem o meio ambiente e aumentas as emissões de CO². É fácil atribuir a culpa aos grandes emissores de gases, o difícil é admitir nossa culpa no processo de Aquecimento Global.

Nos EUA, cartazes da Latinworks trazem como modelos brinquedos e personagens infantis para alertar sobre os riscos e efeitos da obesidade.



A boneca Barbie chama a atenção por ser considerada modelo de beleza e, os brinquedos Lego, por terem sempre o mesmo padrão e tamanho.



É muito gratificante ver a publicidade sendo empregada para um bem maior que ganancia, vendas e lucros. As agências que fizeram os anúncios ou as empresas por trás dessas ações podem ter tido uma intenção "green wash". O motivo financeiro ou tributário que as levaram a isso não importa. O que realmente interessa aí é a mensagem transmitida e o impacto positivo que causará se a mesma cumprir sua função de informar, divulgar e transformar o comportamento das pessoas.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Garimpando Curiosidades © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter